fbpx

Blog

No nosso blog, você vai encontrar artigos, análises, e vídeos sobre educação financeira

Terça, 18 Agosto 2020 10:32

O Mercado de Crédito no Brasil

Avalie este item
(0 votos)

Antes de iniciarmos a explicação sobre os instrumentos de crédito, vamos explicar um pouco sobre mercado de crédito.

É no mercado de crédito que acontece a intermediação financeira. De um lado, temos os poupadores, que são aqueles que têm gastos inferiores ao ganhos e do outro lado, temos os que precisam de dinheiro extra, que podem ser pessoas ou empresas.

As instituições financeiras fazem a intermediação entre poupadores e aqueles que são deficitários (os que querem fazer um empréstimo). Esses empréstimos podem ter a finalidade de cobrir gastos do dia a dia ou investimentos de longo prazo.

As instituições financeiras cobram uma taxa de juros superior a taxa que elas remuneram os investidores, a diferença entre essas taxas é chamada de spread bancário.

Spread Bancário é a diferença entre o custo de captação ou quanto os bancos vão remunerar os investidores e a taxa de juros que esses bancos vão cobrar dos empréstimos.

Não é a intenção deste artigo detalhar o mercado de crédito, apenas faremos mais uma explicação complementar. O spread bancário, que é essa diferença entre custo de captação e o que a instituição financeira cobra dos seus clientes considera o fator risco, sobretudo de inadimplência, impostos, despesas e lucro da instituição financeira.

Acompanhem o nosso Facebook e se inscrevam no nosso workshop que será no dia 26 de agosto de 2020.