fbpx

Blog

No nosso blog, você vai encontrar artigos, análises, e vídeos sobre educação financeira

Sábado, 29 Agosto 2020 15:58

Finanças para Empreendedores: Relatórios Financeiros

Avalie este item
(0 votos)

Os relatórios financeiros sintetizam os números decorrentes da operação da empresa em determinado período e possuem diversos usuários, desde sócios, fornecedores, clientes, bancos e governo, pois através desses relatórios é possível verificar a saúde financeira daquela empresa.

Os 4 principais relatórios financeiros são:

  1. Balanço Patrimonial
  2. Demonstrativo de Resultados (DRE)
  3. Fluxo de Caixa
  4. Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido

O balanço patrimonial mostra a posição financeira da empresa em determinada data.

O ativo, de um lado, aponta os bens e direitos da empresa e de outro a justificativa de como esses bens e direitos foram financiados: se foi por capital de terceiro está representado no passivo e se for capital próprio dos sócios no patrimônio líquido.

Desta forma, temos:

Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido

O segundo relatório que queremos explicar é o Demonstrativo de Resultados (DRE) ou em inglês Profit and Loss (P&L), neste relatório, temos os resultados financeiros da empresa em determinado período. No DRE, as receitas e custos são reconhecidos pelo critério de competência, ou seja, não necessariamente há recebimento de caixa coincidentemente com a data do faturamento e é, justamente, por isso, que a importância de acompanhar o terceiro relatório financeiro que é o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é o relatório que demonstra as entradas e saídas de caixa da empresa em determinado período.

O último relatório que apresentaremos é o demonstrativo de mutações do patrimônio líquido, que aponta e justifica as variações nas contas de capital e lucros retidos.

As empresas que têm capital aberto com negociação na Bolsa de Valores enviam esses e outros relatórios para que investidores e outros interessados (stakeholders) possam consultar e analisar os números e indicadores, porém, sobretudo para os sócios, a análise desses relatórios é importante para todas as empresas, não só as de capital aberto, pois é através dessa análise que decisões podem ser tomadas.

Para os empreendedores, é importante começar o processo de desenvolvimento dos relatórios financeiros na fase do planejamento da empresa, pois é nesta etapa que eles discutem e avaliam quais serão os investimentos necessários para atingir o planejamento estratégico. Mesmo após o inicio da operação, é importante planejar, recorrentemente, receitas, despesas, fluxo de caixa e investimentos e comparar esse planejamento com o realizado.

A apuração dos resultados realizados fornece as informações do desempenho passado da empresas, contudo a comparação do planejamento com a apuração do realizado e o acompanhamento de indicadores fornecem aos empreendedores e empresários suporte para decisões futuras com o objetivo de melhorar o desempenho da empresa.