fbpx

Blog

No nosso blog, você vai encontrar artigos, análises, e vídeos sobre educação financeira

Segunda, 16 Novembro 2020 17:27

A importância do networking para o sucesso das campanhas de crowdfunding

Avalie este item
(0 votos)

O processo de captação de dinheiro através de campanhas de Financiamento Coletivo (crowdfunding) consiste em disponibilizar informações sobre o seu projeto numa plataforma especializada (plataforma de crowdfunding), que nada mais é que um site da internet com ferramentas pagamento, visualização de vídeos e textos.

O projeto pode ser para uma empresa ou pessoal e os pagamentos acabam sendo feitos por pessoas conhecidas do empreendedor e outras totalmente  desconhecidas da sua rede de relacionamento.

Network é uma conhecida expressão que designa o nosso círculo de relações. Networking é o processo de cultivar essa rede, que segue alguns princípios específicos. Nos estudos sociológicos, a expressão que melhor define esse conceito é o termo ‘capital social’, descrita por Pierre Bourdieu. Para o autor, capital social é a relação que criamos com outras pessoas e, em algumas situações, com instituições.

Em uma campanha de crowdfunding as contribuições acontecem em ondas. O empreendedor ou idealizador do projeto interage, primeiramente, com seus amigos conhecidos mesmo que a divulgação da campanha seja feita por meio das redes sociais. As primeiras contribuições são de pessoas próximas do empreendedo, depois, em uma segunda onda é que começam as contribuições de amigos dos amigos do empreendedor e depois de pessoas desconhecidas.

Nesta parte em que pessoas desconhecidas começam a participar da campanha é que encontramos mais uma singularidade do crowdfunding: uma segunda rede de relacionamentos começa a se formar entre empreendedor e essas pessoas que até então eram desconhecidas.

O crowdfunding é uma ferramenta de captação de recursos financeiros única pois permite que o empreendedor receba muito mais do que dinheiro: recebe feedbacks; conhece pessoas interessadas em fazer o projeto se desenvolver e; acesso a potenciais consumidores. Portanto  o empreendedor deve levar esses pontos em consideração ao optar por desenvolver uma campanha de crowdfunding.